Serigrafia
A serigrafia é um processo de impressão feito à mão que consiste em passar a tinta através de uma malha esticada numa tela. Cada cor do desenho requer uma fotolito, um ecrã e uma demão de tinta. Tenha sempre em conta a quantidade de cores que pretende utilizar, já que normalmente não se utiliza um número elevado (máximo 6).
É uma técnica muito usada na qual a tinta é colocada diretamente no têxtil (pela pressão de uma raclete) através de um quadro perfurado. A tela ou matriz serigráfica, normalmente de poliéster ou nylon, é esticada num quadro de madeira, alumínio ou aço.
Normalmente a gravação da tela dá-se pelo processo de exposição, onde a matriz preparada com uma emulsão fotossensível é colocada sobre um fotolito, sendo este conjunto matriz e fotolito colocados por sua vez sobre uma mesa de luz.
As áreas escuras do fotolito correspondem aos locais que ficarão abertos na tela, permitindo a passagem da tinta pela trama do tecido, e as áreas claras ou transparentes (onde a luz passará pelo fotolito atingindo a emulsão) são impermeabilizadas pelo endurecimento da emulsão fotossensível que foi exposta à luz.
A serigrafia é geralmente utilizada para têxtil promocional em grandes quantidades. A sua vantagem é que se adapta muito bem a vários materiais, por exemplo t-shirts, polos e sweatshirts, resistindo muito bem às lavagens.
TRANSFER DE SERIGRAFIA
Esta técnica constitui uma transferência serigráfica automatizada. Num primeiro momento, o logotipo/imagem é impresso num transfer em PET. De seguida, um pó termofusível é aplicado neste transfer e, depois, é aquecido. Finalmente, o transfer impresso e o pó fundido são colocados no tecido e pressionados a quente através de uma prensa. Este método permite personalizar todos os tipos de têxtil. O tecido personalizado apresenta um toque muito suave, é resistente e duradouro e a imagem é precisa.
Fonte: European catalogue
Se pretender algum tipo de brinde visite o nosso site Dom Texto Gift
Pingback: Técnicas de personalização têxtil Dom Texto - Dom Texto