Técnicas de personalização têxtil
No mundo dinâmico das Artes Gráficas e Publicidade, a personalização têxtil emerge como uma poderosa ferramenta para destacar marcas, comunicar mensagens e criar peças únicas. Com uma gama diversificada de técnicas, é possível transformar tecidos em verdadeiras obras de arte. Aqui estão algumas das principais técnicas de personalização têxtil que podem levar seus projetos ao próximo nível:
Abaixo mostramos algumas Técnicas de personalização têxtil:
TRANSFER
Baseia-se em aplicar um desenho impresso numa base de papel que será transferida através de uma prensa de pressão por calor para o material que pretende personalizar. Existe por exemplo vinil de recorte (cortado numa máquina plotter de corte), vinil de impressão, de serigrafia
FLEX
A termo-estampagem flex é uma das técnicas de personalização têxtil onde são usadas películas de transferência também conhecidas como transferes. Depois de recortados, são aplicados via termo-transferência em todo tipo de tecidos. Estes transferes são películas de pvc com adesivo ativado por calor e fixado por pressão. São também chamados de “transferes de corte” pois são cortados em plotters e posteriormente aplicados. Podem ser de uma só cor, com texturas (perfurado, flock aveludado, reticular, cristal) ou de efeitos especiais (metalizados, luminescentes, fluorescentes).
Fonte: European catalogue
Colete Ardósia Real frente flex branco
Cristas Casa Lapão t-shirts em flex dourado e branco
O BORDADO
O bordado é mais uma das Técnicas de personalização têxtil, e deve ser utilizado quando pretende uma personalização com mais qualidade e mais duradoura. Resistente às lavagens mesmo em mais elevada temperatura, proporciona um aspeto clássico, elegante e com relevo. Com esta técnica é possível criar logotipos, emblemas e textos com fios coloridos. É ideal para uniformes corporativos, bonés e roupas de alto padrão, proporcionando um acabamento texturizado e de luxo.
Boné bordado Ardósia Real
SERIGRAFIA
A Serigrafia consiste em passar a tinta através de uma malha esticada numa tela diretamente no têxtil pela pressão de uma raclete. Este processo normalmente é utilizado para grandes quantidades e tem um limite de cores usadas ao mesmo tempo. A vantagem é que se adapta muito bem a vários materiais e é resistente às lavagens.
Noite Negra Vila Real Serigrafia T-shirt 1 cor
Forneria Serigrafia T-shirt
Bloco de notas Dom Texto
SUBLIMAÇÃO
A Sublimação é uma técnica inovadora que utiliza calor para transferir tinta para o tecido. Ideal para tecidos de poliéster ou misturas, a sublimação permite criar designs vibrantes e detalhados que se tornam parte do tecido. É um processo muito utilizado em peças de vestuário de desporto, em canecas e em tapetes de rato. Pode ser utilizada em mais materiais como azulejos, porta-chaves, sacos para óculos de sol, coletes.
Tapetes rato Dom Texto em sublimação
Colete refletor Plurinspec
Canecas o grupo das quintas
IMPRESSÃO DTG
A Impressão DTG é uma técnica moderna que permite imprimir diretamente no tecido usando impressoras têxteis. Similar à impressão em papel, o DTG oferece uma excelente qualidade de imagem e a capacidade de criar designs complexos com várias cores. É considerado um método de estampagem rápido e a impressão duradoura. Aconselha-se aplicar este método em tecidos com pelo menos 70% de algodão.
T-shirt Wild Sierra impressão direta
IMPRESSÃO DTF
A Impressão DTF (Direct to Film) é uma das técnicas de personalização têxtil em que a imagem ou texto é impressa num filme especial para depois transferir para o tecido. Tem como vantagem a adaptação a praticamente qualquer tecido (poliéster, algodão, seda, fibras sintéticas…)
Hoddie Académico Alves Roçadas DTF frente
El Camino DTF T-shirt
T-shirt RefCast DTF e Flex.
Com estas técnicas podemos ainda personalizar vestuário de trabalho.
Temos vários exemplos de vestuário personalizado com estas Técnicas de personalização têxtil: